Artículos

03

Sep 2018

Aquífero Guarani – Resenha para Profunda Reflexão-Republicação

Publicado por

ESTA INACREDITÁVEL RESENHA SE REFERE À TENTATIVA TRANSLOUCADA DA REALIZAÇÃO DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA RELACIONADA AO PLS 495/2017, DO SENADO FEDERAL, PARA A EXPLORAÇÃO DO AQUÍFERO GUARANI (ACREDITEM)!

Dr. Afonso Celso Candeira Valois, Pesquisador Aposentado da Embrapa.

Aquífero Guarani é um imenso aquífero que abrange partes dos territórios do Uruguai, Argentina, Paraguai e, principalmente, Brasil, ocupando 1 200 000 km². O nome foi proposto em 1996 pelo geólogo uruguaio Danilo Anton. Wikipédia

Aquífero Guarani é estratégico e de segurança nacional por abranger as regiões mais populosas do Brasil (centro-sul, sudeste e sul), inseridas na  população total brasileira atual, estimada pelo IBGE em 208,5 milhões de habitantes. Forma com os aquíferos Solimões e Alter do Chão, ambos localizados na Amazônia, a grande riqueza hídrica “inesgotável” do precioso líquido no nosso país! Para se ter uma ideia desta grandeza natural brasileira, só o Aquífero Solimões é três vezes maior que o Aquífero Guarani! São temas que devem ser tratados inclusivamente pelo Poder Público, sem o precipício da privatização! Água é um direito de vida saudável para todos!

Esta aberração de audiência pública incluída na matéria referente ao PLS 495/2017, do Senado Federal, nem deveria ser cogitada, bem como o próprio PLS citado! Será que as pessoas estão conscientes deste novo mal que estão na tentativa de acometer o Brasil? Ainda não chega? Trata-se de uma sublime questão transfronteiriça, o que agrava ainda mais esta “brincadeira” com o sucesso vital de caráter humanitário! Cada brasileira e brasileiro do bem têm que ficar atentos para evitar isto que seria uma incomparável aberração, com cheiro de adicional corrupção! Tema como este é que deveria ser profundamente debatido na atual conjuntura de campanha para presidente da república onde entrevistadores de TV estão se preocupando em encontrar “vilões da história” de maneira mesquinha, pouco inteligente, de maneira inócua, inodora, insipida e incolor, cujos questionamentos se encerram ao fim de 27 minutos, com os candidatos sempre colocando nos “bolsos” essas pessoas pouco preparadas para tal!

Voltando a este perigoso tema do PLS, todos precisamos ficar atentos e muito atentos!

 



Lea también